Hemorroidas

 

O que são Hemorroidas?

São vasos sangüíneos dilatados e salientes (semelhantes às varizes das pernas), localizadas na porção inferior do ânus e reto.
Podem ser de dois tipos:
Hemorroidas internas - causam sangramento vivo ao evacuar.
Hemorroidas externas - causam geralmente dor intensa e súbita, acompanhada de inchume
.

 

Quais as causas de hemorroidas?

A posição bípede (de pé), adotada pelos humanos, causa um grande aumento na pressão das veias localizadas na região anal, dando origem a uma dilatação venosa que resultaria em hemorroidas.

Outros fatores que podem provocar o surgimento deste problema são:
Idade
Constipação crônica ou diarréia
Gravidez
Hereditariedade
Esforço acentuado ao evacuar
Ficar muito tempo sentado na toalete

 

Quais os sintomas?

Sangramento durante a evacuação (geralmente vivo e separado das fezes).
Inchumes na região anal durante a evacuação, doloridos ou não.
Umidade ou prurido anal.

 

Hemorroidas causam Câncer?

Não. Hemorroidas não causam câncer, porém os sintomas das hemorroidas (particularmente o sangramento) são similares aos do câncer intestinal. Portanto é importante que sejam sempre investigados por um especialista.
Nunca se automedique.

 

Como as Hemorroidas podem ser tratadas?

Freqüentemente, com aumento da ingestão de fibras (frutas, vegetais e cereais) e líquidos, que auxiliam na prevenção e tratamento inicial desta moléstia.
Tratamentos eficazes, rápidos e, na maioria das vezes, indolores são rotineiramente realizados no consultório. Exemplo: coagulação por infra-vermelho e ligadura elástica.

Novos tratamentos como o PPH e o THD são frequentemente utilizados  para casos de doença hemorroidária avançada com bem menos desconforto  que a cirurgia tradicional de hemorroidas.

aparelho r infra

foto coagulacao

Esquema da aplicação dos raios infravermelhos na muscosa e submucosa (A),
acima do mamilo hemorroidário interno, como uma coroa em seu ápice (B).

 

As pessoas, de maneira geral, portadoras de sintomas de hemorroidas costumam sofrer em silêncio por longo tempo antes de procurarem recursos médicos devido ao medo, vergonha, etc.

Nos dias de hoje, as hemorroidas podem ser tratadas em consultório de maneira rápida, indolor e, na maioria das vezes, sem cirurgia. Cerca de 50% da população teve, tem, ou terá hemorroidas. 

Vários problemas são freqüentemente confundidos com os sintomas causados por hemorroidas como: fissuras, fistulas e pólipos intestinais ou até mesmo o câncer.

Por isso, não se automedique com pomadas, medicamentos, etc. Procure sempre uma avaliação médica, pois fazendo isso seu sofrimento poderá ser minimizado e, em casos mais sérios, até uma vida poderá ser salva.

 

Pogramas de TV


Go to top